Cidades

Trem da Covid: festa clandestina e desrespeito em vagão no Rio

Vídeos de uma festa clandestina dentro de um vagão de trem da SuperVia, no Rio de Janeiro, circulam nas redes sociais desde a noite desta sexta-feira (20). Os vídeos, filmados pelos próprios participantes, mostram o consumo de bebida alcoólica, som alto, e pessoas sem máscara.

O evento intitulado "Trem do funk da antiga" contou com folder de divulgação e presença confirmada de DJ's. O evento estava marcado para começar às 20h15, com concentração às 19h na plataforma 8 da Central do Brasil.

Nos vídeos, é possível ver os participantes sem máscaras, com música alta e consumindo bebidas alcoólicas. Procurada, a SuperVia informou que vai apurar o episódio e adotar as medidas jurídicas cabíveis, comunicando as autoridades competentes para investigação e punição dos responsáveis.

"A empresa esclarece que a fiscalização em relação ao uso de máscara cabe ao poder público. A SuperVia realiza campanhas de conscientização sobre o uso obrigatório e, em respeito às leis em vigor, apenas vende passagens aos clientes que estejam utilizando máscaras no momento da compra nas bilheterias. A empresa conta com a compreensão dos passageiros para que mantenham o uso durante suas viagens, visando a proteção de todos. Os agentes da SuperVia não têm poder de polícia e, em casos como este, eles acionam os órgãos competentes para as providências necessárias", diz em nota.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) não foi acionado para o episódio. No entanto, afirma que a corporação segue atuando em apoio aos demais órgãos fiscalizadores de ordenamento público e vigilância sanitária no trabalho de conscientização relativo às regras de convívio social durante a pandemia de Covid-19.

< Niterói alerta por sirene população sobre pandemia Manhã de terror termina com morte em São Gonçalo <